terça-feira, 8 de setembro de 2009

Setembro sem carro - dia 8

Airport Bus Service. Faltou escrever por aqui um serviço que tenho usado sempre que preciso ir para o Aeroporto de Cumbica ou Congonhas. Custa R$ 30,00, nos horários que costumo pegar estão sempre vazios e recomendo veementemente como opção para quem vai viajar ou buscar alguém no aeroporto. Um carro a menos na rua e sossego para ir e vir. Quando voltei de Recife no domingo à noite perdi o onibus das 23h10 e o próximo sairia apenas depois da meia-noite. Doeu no bolso mas acabei pegando um taxi até a Vila Indiana.

Dia de muita chuva. Hoje cedo desconfiei da previsão do tempo na internet que previa sol e nuvens durante o dia e pancadas de chuva no começo da noite... Tá bom. O tempo já estava muito estranho às 7h00 e optei por uma carona com Daia até o metro. Reuni guarda-chuva, capa e chapéu e fiquei parecido com o Inspetor Clouseau. Desembarquei na Estação Brigadeiro da Linha Verde às 8h00 debaixo de temporal e ventania. Assisti na Palas Athena uma palestra fantastica com o Dr. Aldo Naouri, pediatra frances com mais de 40 anos de vida clínica. Daqui sigo para uma palestra sobre cooperação & competição para alunos de administração da Insper a convite do Prof. George Stein.

Roteiro SPTRANS:
669A-10 TERM. STO. AMARO
Embarque AL. SANTOS, 815 REF.: AV. JOAQUIM EUGENIO DE LIMA
Tarifa R$ 2,30
Percurso 4,62 Km Tempo 00:24
Desembarque AV. STO. AMARO, 1680 PARADA: FIANDEIRAS (C/B - PARADA 1) REF.: FIANDEIRAS (C/B - PARADA 1)
Percurso a Pé 377 m


Palestra. Às quatro da tarde estava na sala Otávio Bulhões com 50 jovens do curso de Economia e Administração. Exibimos o documentário Harmonia em Ação que aborda o alcance social do Aikido e conversei por duas horas com uma classe atenta e gentil. Falei do Aikido como uma arte marcial que contribui para a formação de pessoas mais conscientes e melhores. Falei especialmente do modo como um faixa-preta em Aikido enfrenta situações de risco e desafio. Numa época onde nos perguntamos o que é ser um líder sustentável nada melhor que o Aikido como metáfora para falar de consciência para cidadãos e futuros gestores.

Demoiselle no Dueto. Na volta para casa - de carona com o aluno, amigo e vizinho Antonio Goper - depois do treino que encerra o dia, faço uma pausa solitária para uma sopa holandesa e uma cerveja escura no restaurante vizinho de casa. Um banho quente antes de dormir e amanhã cedo ainda não sei se encaro ir para o Dojo correndo fazendo o caminho interno da USP. Agora o cansaço é grande.

5 comentários:

George disse...

Bueno,

A atividade no Insper foi um marco que vale como um protótipo para idéias, aprendizados e experiências futuras!

Trazer o Aikido como uma perspectiva adicional para enfrentarmos os desafios do dia-a-dia é muito rico para profissionais e gestores e promete ser uma atividade complementar inovadora e bem interessante para alunos de graduação. Vamos ver se conseguimos ouvir a opinião dos próprios alunos!

A minha opinião é: ótimo, simples e significativo. A semente está colocada.

Muitíssimo obrigado pela participação sua e do Guillermo.

Mari Torres disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Mari Torres disse...

oi sensei, que gostoso passear pelos seus posts do setembro sem carro, mas cheio de descobertas, aventuras e suor. ;-)
me ocorreu dizer que um novo status começa a ser surgir com relatos como o seu... alguém que pode se dar ao luxo de conhecer lugares novos na cidade, visitar os amigos durante um dia de semana, e ainda de quebra deixar o carro em casa... isso sim é uma pessoa rica!
beijinhos

José Bueno disse...

Queridos George e Mari
Deixando a cabeça voar um pouco, mostrar uma forma criativa para enfrentar desafios para alunos de graduação e passar um mês sem carro em São Paulo são experiências parecidas. E acho que o assunto que liga as duas coisas é a reflexão sobre apego e desapego. Mas que um sacrifício, o desapego oculta o imenso prazer de se sentir livre. Uma vida educada para ter coisas, ter opiniões, ter bens, ter amigos, ter um plano de vida, ter conhecimento, ter dinheiro, ter um futuro construiu uma sociedade apegada e qualquer coisa que mexa nisso é desconfortável. E taí uma coisa que eu gosto de fazer: movimento.
Tê-los como cúmplices por aqui é muito legal. Bjs e abs.

Anônimo disse...

Putz ! achei bem interessante a sua iniciativa ! nunca me imeginei sem carro numa cidade como Sao paulo, mas, lendo o blog, da quase uma inspiração para começar a fazer algo de util! começarei pelo dia 22, ai... quem sabe !
Boa sorte !