domingo, 6 de setembro de 2009

Aikido em Recife


Na sexta-feira estive em Recife participando do VI Seminário Internacional de Budo com George Sttobaerts Sensei. Aproveitamos a oportunidade para comemorar os 5 anos da Ação Harmonia no Instituto Nossa Sra de Fátima e reencontrar Alyson, Arlan, Acássio e outros meninos e meninas da comunidade do Coque e dos Coelhos que treinam Aikido sob orientação dos professores voluntários Paulo Gurgel, Wilson Tenório e Mário Morato.



Na noite de sexta tivemos o primeiro contato com o grupo da Tenchi Internacional em Recife dirigida pelo professor Paulo Roberto Nunes. Desde os primeiros minutos senti um caloroso acolhimento por parte de cada um dos presentes no seminário como se tivesse sendo aguardado por lá. E não era. Alguns faixas-pretas já eram meus conhecidos como Otto, Cavalcanti e José Antônio. E muitos outros fui conhecendo aos poucos a medida que o seminário se desenrolava a cada treino no tatame: Luciano, Ilka, Ilson, Kennedy, Manoel, Tadeu, Benoir, Henrique Martins, Paula e muitos mais.

Assisti aos treinos de Tenchi Tessen, um trabalho desenvolvido por Sttobaerts Sensei com leques que substituem os sabres. Belíssimo! E me lembrou muito as conexões que entre o pincel e a espada. O uso rigoroso do leque vermelho traz lirismo e poesia ao treino marcial, o que o torna mais belo e sutil. No sábado à noite tive oportunidade de conversar com calma com Sttobaerts Sensei e sua esposa Paula até o jogo do Brasil e Argentina começar. Aliás, que prazer ganhar dos argentinos e de Maradona na Argentina. Melhor só se fosse de virada, mas isso é outra história...



No domingo conduzi um treino com alunos graduados do Aiki-PE e logo voltamos para o ginásio Geraldão onde participamos da última sessão do evento. Uma atmosfera de harmonia e confiança e uma forte sensação de estar no caminho certo, encontrando a cada dia mais e mais pessoas focadas na mesma vibração de amor e compaixão. Tudo não podia terminar melhor: um almoço à beira-mar entre amigos desfrutando uma boa maminha com queijo coalho e macaxeira. Em outubro estarei de volta por aqui no primeiro seminário com Luis Gentil Sensei no nordeste e espero rever os novos amigos do Tenchi Aikido de Recife.

Como agradecemos ao final de cada treino: Doomo arigatoo gozaimashita! E a Marluce, que me recebe com carinho de mãe em Boa Viagem: Muito obrigado novamente!

3 comentários:

Bruno Chenque disse...

uau, aikido no geraldão. sensacional!

Luciano disse...

Como é bom ter conosco a voz e a experiência do Sensei Bueno!! e agora, mais ainda fortalecida com Sensei Gentil. espero que o Sensei possa abrir um tópico novo sobre o evento ocorrido no último final de semana.
Abraços,
Luciano Ribeiro

José Bueno disse...

Opa! Terminou bem o final de semana? Que calor africano hein? Desta vez fui sem a camera pois a Daia a levou para o Rio de Janeiro. Preciso de imagens!!! E claro que vou postar a estada por ai. Fico no aguardo. Abração.