terça-feira, 15 de setembro de 2009

22/09 - Dia Mundial Sem Carro

O Dia Mundial Sem Carro foi implantado pela primeira vez na França, em 22 de setembro de 1997. Em 2000, a União Européia instituiu a Jornada Internacional "Na Cidade, sem meu Carro", reunindo 760 cidades. Em 2001, 1683 cidades participaram. Encorajados pelo êxito da iniciativa do Dia Europeu sem Carros, a comissão organizadora lançou, em 2002, a Semana Européia da Mobilidade.

Em 2001, 11 cidades brasileiras aderiram ao Dia Mundial Sem Carro: Porto Alegre, Caxias do Sul e Pelotas (RS); Piracicaba (SP); Vitória (ES); Belém (PA); Cuiabá (MT), Goiânia (GO);Belo Horizonte (MG); Joinville (SC); São Luís (MA). Em São Paulo, a iniciativa é realizada desde 2005, sob a coordenação da Secretaria do Verde e do Meio Ambiente.

Em 2007, protagonizada pelo Movimento, a campanha para o Dia Mundial Sem Carro engajou entidades de todas as regiões da cidade e despertou a atenção da população e do poder público para assuntos decisivos para a vida em São Paulo, como cidadania no trânsito, congestionamentos, respeito ao pedestre, segurança e poluição.

Em 2008, o Nossa São Paulo também organizou atividades importantes para marcar a data. Entre elas, o debate com candidatos à Prefeitura de São Paulo que abordaram as propostas para transporte, mobilidade e poluição do ar, e um ato público pela comercialização no Brasil do diesel com menos enxofre.

Fonte: http://www.nossasaopaulo.org.br/portal/

Visite também a rede ning desse movimento no Brasil: http://diamundialsemcarro.ning.com/

5 comentários:

Alice disse...

Existe algum site oficial sobre o dia Mundial Sem Carro?
Achei a "rede social" no Ning criada pelo Victor, mas acho que o movimento deveria ter um site oficial com informaçoes organizadas para as cidades participantes, incentivos e ideias para motivar novas adesões a essa iniciativa tão importante.
Sou do Rio e acho que os cariocas ainda nao estao tao preocupados com o transito como os paulistas, mas se a gente não agir agora, em pouco tempo estaremos com o transito tão complicado quanto.
Passei a usar o transporte público há pouco mais de um ano e a minha qualidade de vida mudou de maneira significativa! Descobri que grande parte do meu estresse era causado pelo transito, quando eu estava atras do volante, me irritando com onibus, taxi, sinais de transito e motoristas irresponsáveis. Hoje eu entro no onibus sabendo que nao posso fazer nada para chegar mais rapido ao meu destino, entao eu simplesmente sento e relaxo, coloco um fone de ouvido para ouvir musica, organizo a minha agenda, marco ou desmarco compromissos e etc.
Espero que mais pessoas tb descubram os benefícios de usar o transporte publico e/ou bicicletas!
Parabens por divulgar essa ideia!

José Bueno disse...

Oi Alice
Fantástico ler tua mensagem e compartilhar do mesmo sentimento de liberdade. Acho que é isso que esta faltando: associar prazer e alegria ao ato de não usar o carro. Hoje começo minha investigação sobre a bicicleta, ou seja, em breve devo incluí-la como mais um cipó neste exercicio de alternar meios de me mover na cidade. Aguarde noticias por aqui e apareça sempre que quiser. Abraços e até breve!

José Bueno disse...

Ah! Os sites que conheco sao apenas o ning e o site do Movimento Nossa São Paulo. Acho que é assunto para sugerir para o Victor. Que tal?

marília disse...

poxa, que demais!
não sabia do dia mundial sem carro, mas agora vou estimular meus pais a deixarem o carro na garagem. adorei sua iniciativa!

Anônimo disse...

Uma atitude bacana a sua.

Mas não é puro marketing?