segunda-feira, 28 de setembro de 2009

Aikido em Campos de Jordão




Depois de passar a sexta-feira em Pardinho, onde reencontrei uma antiga amiga que estava lá para mostrar os detalhes do fantástico Instituto Jatobás, Daia, Sofia e eu pegamos estrada para chegar a tempo do coquetel de abertura do 4º Encontro de Aikido em Campos de Jordão. Pelo rádio ouvimos a informação bizarra de que o congestionamento às 18h na cidade ultrapassava os 200 km! Imaginei que isso equivaleria a todo o percurso de São Paulo à Campos do Jordão engarrafado. Logo relaxei e desistimos de chegar a tempo do coquetel. Chegamos por volta de 23h30, tempo para encontrar alguns amigos do Aikido e descansar para o dia seguinte que foi repleto de treinos com vários professores.



O evento foi organizado pelo professor Walmir Miranda e sua esposa Cris. Eles tem um talento raro para aproximar gente de muitas tribos do Aikido numa atmosfera de harmonia e generosidade. Os treinos aconteceram sob uma tenda defronte para um bosque de araucárias no Hotel Satélite onde todos ficaram hospedados. A sequência obedeceu a um rodízio entre os professores mais graduados que, ao final de 30 minutos de prática, eram estimulados a deixar alguma mensagem especial para o grupo. Os professores Nagao, Brasil, Miranda, Lila, Panhan, Ivan(GO), Santos (DF), Nogueira (RJ), Bull e Reinosa (EUA) foram unânimes em reconhecer a iniciativa e a persistência de Walmir e Cris para organizar estes encontros a cada dois anos. Kawai Sensei, introdutor do Aikido no Brasil, apesar de debilitado por questões de saúde, viajou para Campos do Jordão para prestigiar o encontro e proferir algumas palavras ao final. Fiquei honrado em integrar o seleto time de professores e participar do treino de todos durante o final de semana.




E teve aquele tempo no sábado à noite para degustar salsichas apimentadas com cerveja artesanal no Baden Baden de Capivari e curtir fondue com vinho e muita dança com música ao vivo no hotel. Na volta para casa, fim da tarde de domingo, chá com biscoitos na Estação Ferroviária de Santo Antonio do Pinhal. Tudo de muito bom.




Nenhum comentário: