terça-feira, 1 de setembro de 2009

Setembro sem carro - dia 1

Presbiopia. Ontem ainda era agosto mas a vontade de largar o carro já era de setembro. Tinha uma consulta com oftalmologista na Vila Mariana para avaliação de minha presbiopia. Sai de lá com nova receita: 2,25 OE / 2,50 OD. Disse ela que a vista cansada evolui até os 60 anos e chega no máximo a 3,00 ou 3,50. Mas o que me interessa aqui foi descobrir que um único onibus me levou do Butantã à porta do consultório na rua Borges Lagoa. 45 min. Acho que de carro ganharia uns 15 min ...

Açai. No caminho de volta depois de breve passagem pelo Colégio Bandeirantes, fui fisgado por esculturas de açai espalhadas em mesinhas no canto de um posto de gasolina próximo à estação Paraiso. Um lugar apertado, com fotos na parede de lutadores de vale-tudo e muita porrada sendo transmitida na TV. Numa delas assisti um tal de Damian ser nocauteado em menos de 10 segundos com um direto na testa! Achei incrivel nunca ter visto esse lugar - o Posto do Açai - e nunca ter entrado para conferir. Nova surpresa perceber que um dos clientes que traçava o açai junto ao filho numa das mesas era um antigo amigo. Sócio da confeitaria Jaber que faz a melhor esfiha de São Paulo.



Porrada e cidadania. Enquanto esperava pela minha tijela e espiava de esgueia competições de jiu-jitsu na TV, passei os olhos em duas publicações que trazia comigo. A última edição de Época São Paulo que traz como matéria de capa " Uma Cidade sem Carros". Coincidência demais, não? E um livro Zigmunt Bauman que ganhei de Felipe Fagundes: Confiança e Medo na Cidade.

Novos equipamentos: Comprei uma mochila leve da adidas para levar as coisas que farão parte do meu dia a dia em setembro: 1 moleskine de desenho, 1 desodorante, 1 cueca, 1 camiseta, 1 bilhete único, 1 camera digital, 1 livro, 1 estojo com 6 canetinhas da faber castell. Algo mais?

SPTRANS. Henrique Bussacos, pedestre convicto e grande amigo, me disse ontem que além de usar o 156 com frequencia para saber sobre linhas e itinerários, usa também o site do Sptrans. Hoje vou para Liberdade comprar pincéis e tintas para o Bun Bu Ryo Do na Palas Athena e estico para o Cambuci para buscar dogis encomendados. Usei o site e pasmei. Alem do itinérário e meio ideal para ir do Butantã à rua dos Lavapés, recebo a informação mastigada do tempo estimado em cada trecho, gasto com bilhetes e distancia que devo andar a pé até o destino final. Nunca havia usado isso antes e já virei fã. Vale uma conferida: http://200.99.150.170/PlanOperWeb/ABInfPriDivGWeb.asp

Trem. Aproveito para compartilhar a paisagem que vi na semana passada quando usei a linha ferroviária para ir até a sede da Hoft Consultoria na rua Alexandre Dumas. De repente São Paulo se mostrou romântica e daria uma bela aquarela.

3 comentários:

Fátima disse...

Olá Sensei!
Adorei sua iniciativa.
Mas como pedestre e amiga dou-lhe um aviso, para evitar aborrecimentos depois (eu já tive muitos!): cuidado com os "conselhos" da Sptrans!
O serviço é bom sim, mas de vez em quando dá umas mancadas feias!
A minha rua por exemplo é uma rua conhecida da Bela Vista. O ponto mais perto fica na Av.Brigadeiro Luis Antonio a poucos metros de casa. O "conselho" é sempre de pegar um ônibus na Av.9 de Julho, lá do outro lado!
Já aconteceu também do mapa aparecer invertido: ao invés de ir para um lado deveria ter ido para o oposto! E olha que reclamei a mais de 6 meses...
Então, fica a dica. Eles normalmente acertam, mas convém abrir bem os olhos!
E boas aventuras!
Um abraço

Anônimo disse...

Zé,

Vou acompanhar esta sua caminhada com muita atenção. Teho certeza que será uma grande aventura e aprendizado.

Abraço,
Fernando (primo)

José Bueno disse...

Fátima e Fernando
O arquiteto e urbanista nunca esteve tão presente como nestes dias de cidadanismo explícito.
A experiência de hoje, aceitando a dica da SPTrans de pegar o Vila Ema na USP foi bárbara. Acreditem, nunca havia pego onibus dentro da USP, sempre descia na avenida Corifeu quando precisava. Logo vou postar o ponto de onibus cercado por arvores. Fora a paisagem da USP que dá de 10 x 0 na muvuca da Vital Brasil.
Estou adorando o livro de Bauman e logo vou colar algumas frases dele enquanto conto meu setembro a pé.
Bjs.