
sexta-feira, 24 de dezembro de 2010
Noel e Noemï

quinta-feira, 16 de dezembro de 2010
terça-feira, 19 de outubro de 2010
Deixa quieto ou não?
terça-feira, 7 de setembro de 2010
Aiki Biking for Peace
sexta-feira, 20 de agosto de 2010
Pinceladas e pedaladas


Na manhã de sábado me dei conta do lugar onder estava. A vista maravilhosa da Praia da Armação foi a primeira imagem do dia. Meu quarto escolhido a dedo ficava acima do mirante do Morro das Pedras!

http://picasaweb.google.com.br/zenbudhismo/SumiEAikido?feat=directlink
No domingo foi dia de pedalar pelo sul da ilha. Armação, Pantano do Sul, Lagoa do Peri, Ribeirão da Ilha, com direito a pausa para comer ostras frescas na beira-mar. Abaixo estão algumas umas imagens do passeio pela ilha. Inesquecível! Um imenso agradecimento a todos que fizeram parte do desfrute destes dias em Florianópolis.
quarta-feira, 11 de agosto de 2010
Sumi-e em Floripa
Como a volta esta marcada para a tarde de domingo, espero poder pedalar um pouco pela ilha com minha bicicleta e almoçar com antigos amigos que vivem em Florianópolis.

Networking Saudável
segunda-feira, 9 de agosto de 2010
Artistas e Guerreiros
Abaixo algumas imagens da oficina "O guerreiro e o artista" na Escola de Inverno do Hub e no Dojo Kaizen em Piracicaba.
Diálogos sobre Julgamento e Rótulo
Aconteceu nos dias 24 e 31 de Julho na Palas Athena.
A psicoterapeuta Maria Fernanda Dias e eu conduzimos duas sessões de conversas sobre os presentes que julgamentos e rótulos ocultam. Foram tardes deliciosas de descobertas, risadas, pequenas histórias e alguns exercícios para perceber o mundo com um olhar mais generoso, não-violento e simples. O grande presente para mim foi a construção coletiva de um ambiente rico para conversar e aprender sobre coisas que importam.
quarta-feira, 4 de agosto de 2010
Brasil 2010
quarta-feira, 14 de julho de 2010
terça-feira, 13 de julho de 2010
segunda-feira, 5 de julho de 2010
Buenos Aires
sexta-feira, 28 de maio de 2010
segunda-feira, 24 de maio de 2010
Novidade na blogosfera
Por que Amsterdan? Por que Munique?
A idéia inicial nasceu na vontade de comemorar meus 50 anos de vida de modo especial. Pensei em passar algumas semanas sozinho, ocasião para pensar em movimento sobre o que fiz até aqui e sobre o que mais quero fazer. Pensei no Caminho de Santiago como uma opção e logo considerei a possibilidade de incluir a bicicleta como meio de transporte neste retiro que certamente deveria incluir a visita a alguns Dojos de Aikido. Isso me levou a pensar em lugares pelo mundo que tivessem uma cultura e uma estrutura legal para pedalar e também bons lugares para fazer Aikido.
Neste momento, recebi a informação via Aiki-Extensions da criação da Semana Internacional Aiki pela Paz programada para acontecer entre 20 e 26 de Setembro. Será uma semana onde escolas de Aikido espalhadas pelo mundo serão encorajadas a promover o Aikido como ferramenta de paz.
O projeto começou a tomar forma quando um dos organizadores da Semana Internacional Aiki pela Paz, Bertram Worak Sensei, sugeriu a inclusão de Munique em meu roteiro e, se possível, estar por lá por ocasião do evento mundial. Estava definida a data e o lugar de chegada: 24 de Setembro em Munique.
E por onde começar?
A principio pensei na rota Copenhagen/Munique. O amigo João Paulo já havia feito o roteiro até Berlin e a Dinamarca é um país com notável cultura de ciclismo. Ser perfeito começar por lá e descer até Munique. A esta altura comecei a fazer aulas semanais de alemão com Andrea Khrom, pois sabia que a Alemanha seria o principal lugar desta ciclo-viagem. Aprender o básico do básico do básico por delicadeza com o país visitado: Guten tag. Guten morgen. Ich komme aus Brasil. Ich verstehe das nicht. Entshuldigung. Aufwiedersehen. Spitze!..
Dias atrás nova sincronicidade. O HUB de Amsterdan promoverá o Summer School e uma das organizadoras chama-se Valentine e é brasileira. Numa conversa nos corredores do HUB de São Paulo ela me propos criar algum workshop para oferecer por lá. Imediatamente pensei no projeto "the Sword and the Brush"onde mostro que Aikido e Sumi-e podem ser uma experiência profunda de presença no tatame e no papel . Isso tudo deu data e local para o começo da jornada. Final de agosto. Amsterdan.
As próximas perguntas: Qual bicicleta usar? A minha ou comprar uma segunda mão por lá? Qual o melhor roteiro? Quais cidades incluir? Onde ficar? Hostels? Couchsurfers? Que Dojos visitar? O que é necessário levar?..
O assunto Aiki Biking for Peace e as respostas para essas e outras perguntas vão ter de hoje em diante um blog exclusivo.
Quem quiser acompanhar essa jornada desde já basta aparecer em Http://aikibiking.blogspot.com . Conto com seus comentários por lá também.
Abraços.
sexta-feira, 21 de maio de 2010
Aiki Biking for Peace
Decidi comemorar este momento da vida fazendo uma ciclo-viagem e integrando três coisas que adoro: pedalar, desenhar e Aikido.
Pretendo desembarcar em Amsterdan no final de Agosto e viajar de bicicleta com destino a Munich para integrar as celebrações da Semana Internacional Aiki pela Paz entre 20 e 26/09 (http://www.aikipeaceweek.org)
Criei uma "vaquinha online" para me ajudar a viabilizar esta ciclo-viagem. Em troca, manterei atualizado um blog especial para compartilhar desenhos, aquarelas, fotos e histórias do projeto "Aiki Biking for Peace".
Valeu mesmo!!!!
Visite a vaquinha aqui http://vakinha.uol.com.br/Vaquinha.aspx?e=19982
terça-feira, 18 de maio de 2010
Pedalada & Inovação
segunda-feira, 17 de maio de 2010
Rodada Cultural no SESC
quinta-feira, 6 de maio de 2010
Comida & Tristeza
segunda-feira, 3 de maio de 2010
Amazing Amazon

Dias depois, alugamos um carro e fomos todos - Daia, Danilo, Julia, Sofia e eu - conhecer a capital das cachoeiras do Brasil. Você sabia disso? Eu não sabia. O município chama-se Presidente Figueiredo, reúne uma porção de cachoeiras belíssimas e dedicamos dois dias a conhecer algumas delas. Maravilhosas.


Depois de alcançar um pequeno igarapé ficamos em silêncio absoluto aguardando o nascer do sol sentados na pequena canoa. Pensava naquela madrugada sobre o privilégio de aguardar o fenômeno do amanhecer no Rio Negro em plena floresta amazônica. Em vigília imaginava estarmos prestes a assistir ao espetáculo do despertar amazônico. Talvez uma revoada de pássaros raros, quem sabe algumas araras colorissem o céu, macacos poderiam ser ouvidos e vistos saltando entre as árvores, jacarés emergiriam para os primeiros movimentos do dia e se tivéssemos sorte poderiamos ver alguns golfinhos saltando perto de nós. Naquela escuridão que antecedia o amanhecer também imaginei os primeiros raios do sol clareando sutilmente esse fenômeno do nascer do dia no Rio Negro.
Depois de 40 minutos um pequeno 'ploc' próximo à canoa quebrou o silêncio. Sem usar a voz e apontando com o dedo para o fundo do rio percebemos o que Deus queria nos dizer: - Jacaré! Aquele 'ploc' era o estourar na superfície do rio de uma pequena bolha vinda de algum jacaré sob a canoa. Talvez um punzinho de um jacaré bem perto de nós... E voltamos para o nosso silêncio por mais alguns minutos. Nada acontecia. Sequer um novo 'ploc'.
Sem alarde o dia amanheceu. Nublado. Mais um pouco, o dia já claro e ouvimos nosso guia dizer: - Vamos voltar. Depois de uma hora e meia em silêncio na canoa tinhamos acabado de presenciar o amanhecer no rio Negro. Opa! E as araras? E os golfinhos? E os macacos? Nada. Absolutamente nada do que minha imaginação imaginara. Presenciamos somente o início de um mais dia no Amazonas...
domingo, 2 de maio de 2010
Marchinha Ficha Limpa
De acordo com Motta, a ideia da paródia surgiu após um encontro com o produtor Liminha. O objetivo seria compor algo simples em cima de uma música já conhecida. "Foi fácil, porque a revolta inspira", diz o jornalista.
Motta espera que o hino se torne um hit neste ano de eleições. "Eu quero que esta música persiga esses fichas sujas e em cada lugar que eles forem tenha gente cantando na cara deles", declara.
quinta-feira, 29 de abril de 2010
1º de maio: 16 anos de Dojo Harmonia

Dia 30/04, sexta-feira, a partir das 20h - YUDANSHAKAI
Treino especial entre faixas-pretas do Dojo Harmonia e de outros Dojos.
Dia 1/05 - sábado, a partir das 10h - TREINO GERAL
Treino especial com a presença de alunos, amigos e convidados.
Dia 1/05 - sábado, a partir das 12h30 - ALMOÇO COMEMORATIVO
Contribuição sugerida de R$ 20,00 por pessoa para comidas e bebidas.
Sejam bem-vindos para a festa do Dojo Harmonia ou deixem sua mensagem por aqui.
terça-feira, 27 de abril de 2010
quinta-feira, 22 de abril de 2010
Father & Son
Aikido em Recife
Carta da Terra
Começa com você em se transformar para transformar o mundo.
· O que é a Carta da Terra?
A “Iniciativa da Carta da Terra” é o nome dado a uma rede global de extraordinária diversidade de pessoas, organizações
e instituições que participam da promoção e implantação dos valores e princípios da Carta da Terra.
A Carta da Terra é uma declaração de 16 princípios éticos fundamentais para a construção de uma sociedade global justa,
sustentável e pacífica. Ela é estruturada em quatro grandes tópicos: Respeito e cuidado pela comunidade da vida, inte-
gridade ecológica, justiça social e econômica, democracia, não-violência e paz. É uma visão de esperança e um chamado à
ação.
· Como posso difundir essa idéia?
Além de falar da iniciativa da Carta da Terra aos seus amigos e familiares, você pode publicar no seu blog, site ou perfil nas
redes sociais o comercial da campanha ou banner e logotipo da Carta da Terra.
Você pode também unir-se a Carta da Terra no Orkut, Facebook, Linkedin, Youtube e Twitter comentando, divulgando e
convidando seus amigos a participar dessa iniciativa. No Twitter, lhe convidamos a usar o hashtag #cartadaterrabr para
tentarmos assim alcançar o maior número de pessoas.
Nos links a seguir você pode baixar os banners vertical e horizontal da campanha no formato gif, para solicitar o arquivo
HTML ou swf, responda esse e-mail com a solicitação no campo “Assunto”.
· Sobre a campanha “Começa com você”
A campanha remete ao pensamento de Gandhi que lembra que a mudança que queremos ver no mundo começa por
cada indivíduo. O objetivo é fomentar entre o grande público o conceito de “Cidadania Terra” onde os interesses pelo
bem comum do planeta estão acima dos individuais.
O filme será veiculado a partir do dia 22 de Abril no Brasil e na América Latina e possivelmente na Europa, em espaços
doados pelas principais emissoras de televisão por assinatura e redes aberta. A campanha conta também com anúncios
impressos doados por diversas revistas e jornais, um spot de rádio e banners para veiculação na internet.
Participe!
Afinal, sonhamos com um planeta mais justo, sustentável e pacífico.
Para mais informações escreva para contato@
segunda-feira, 19 de abril de 2010
Mamãe, o monge e o oficial
Contei que tenho me sentido cada vez mais atraído pelo mundo da Educação. Ser aprendiz e ser educador, ser inspirado e ser inspiração, conduzir e ser conduzido. Gosto da emoção vivida no processo de aprender seja no papel do aprendiz, seja como educador. Atualmente aprendo Alemão e minha professora Andrea Khrom quando não é minha professora de Alemão é minha aluna de Aikido quando lá eu sou o professor. Muitas vezes alterno meu papel de consumidor e fornecedor de conteúdo e pulo de professor para aluno com facilidade. Gosto da vida que mora no aprender quando o processo é genuíno, pois sabemos que existe a triste experiência onde uns fingem que ensinam e outros fingem que aprendem. Isso não é educação e devia se chamar fingimento ou farsa. Falo de educação como aquele momento mágico onde aprende-se algo pela urgência da necessidade, pela convivência com alguém que ama o que faz ou pelo puro prazer de descobrir algo novo. E isso costuma acontecer muitas vezes bem longe das salas de aula ...
Minha mãe interrompeu essa conversa toda para fazer umas perguntas bem de mãe: Filho, você têm diploma de educador? E se alguém lhe perguntar a sua formação? Você não é arquiteto? Dizer que é professor tudo bem mas para ser educador tem que ter estudado Pedagogia, não? Acho melhor dizer o que você é, arquiteto, e não educador...
Minha mãe é maravilhosa e nossa comunicação é absolutamente franca. Ela diz o que pensa sempre e isso é o melhor de tudo. As vezes não é o que eu espero ouvir. Simples. Na hora eu senti um misto de surpresa, indignação, tristeza e indiferença. Nesta ordem. E ao final, percebi que ela fala exatamente aquilo que uma pessoa normal pensa, mas não fala.
Esta conversa com minha mãe me lembrou a historinha do monge religioso sendo interrogado por um oficial de imigração num país muito conhecido pelo rigor em suas fronteiras ...
- Religião? Perguntou o oficial.
- Todas, respondeu o monge.
- Sinto muito, mas todas não pode. O senhor não pode entrar no nosso país.
O monge fez uma breve pausa e logo respondeu uma segunda vez ao oficial:
- Nenhuma! Não tenho nenhuma religião.
- Ótimo. Nenhuma pode. Seja bem-vindo ao nosso país.
sábado, 17 de abril de 2010
Os danados Golfinhos Nariz de Garrafa
quarta-feira, 14 de abril de 2010
Sumi-e no Morisushi

sexta-feira, 9 de abril de 2010
Renina e Rita




quinta-feira, 8 de abril de 2010
A Dança Final

terça-feira, 6 de abril de 2010
FICHA LIMPA

Assim que terminar a votação trago para cá o painel completo do posicionamento de todos os deputados. A posição a favor ou contra este projeto de lei tomada por cada um dos representantes dos estados deveria ser impressa na primeira página de todos os jornais do Brasil. Mais abaixo esta a lista dos deputados favoráveis ao projeto de lei FICHA LIMPA.
Campanha Ficha Limpa contra a candidatura de políticos em débito com a Justiça
A Campanha Ficha Limpa foi lançada em abril de 2008 com o objetivo de melhorar o perfil dos candidatos e candidatas a cargos eletivos do país. Para isso, foi elaborado um Projeto de Lei de iniciativa popular sobre a vida pregressa dos candidatos que pretende tornar mais rígidos os critérios de inelegibilidades, ou seja, de quem não pode se candidatar.
O PL de iniciativa popular precisa ser votado e aprovado no Congresso Nacional para se tornar lei e passar a valer em todas as eleições brasileiras.
No dia 29 de setembro, o MCCE entregou ao presidente da Câmara dos Deputados, Michel Temer, o Projeto de Lei de iniciativa popular, junto com 1 milhão e 300 mil assinaturas o que corresponde à participação de 1% do eleitorado brasileiro.
O PL já foi protocolado na mesa da Câmara e iniciou seu processo de tramitação na Casa, que será acompanhado de perto pelo MCCE.
A iniciativa do Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE) em lançar essa Campanha surgiu de uma necessidade expressa na própria Constituição Federal de 1988, que determina a inclusão de novos critérios de inelegibilidades, considerando a vida pregressa dos candidatos. Assim, quando aprovado, o Projeto de Lei de iniciativa popular vai alterar a Lei Complementar nº 64, de 18 de maio de 1990, já existente, chamada Lei das Inelegibilidades.
O Projeto de Lei de iniciativa popular sobre a vida pregressa dos candidatos pretende:
Aumentar as situações que impeçam o registro de uma candidatura, incluindo:
Pessoas condenadas em primeira ou única instância ou com denúncia recebida por um tribunal – no caso de políticos com foro privilegiado – em virtude de crimes graves como: racismo, homicídio, estupro, tráfico de drogas e desvio de verbas públicas. Essas pessoas devem ser preventivamente afastadas das eleições ate que resolvam seus problemas com a Justiça Criminal; Parlamentares que renunciaram ao cargo para evitar abertura de processo por quebra de decoro ou por desrespeito à Constituição e fugir de possíveis punições;
Pessoas condenadas em representações por compra de votos ou uso eleitoral da máquina administrativa.
Estender o período que impede a candidatura, que passaria a ser de oito anos.
Tornar mais rápidos os processos judiciais sobre abuso de poder nas eleições, fazendo com que as decisões sejam executadas imediatamente, mesmo que ainda caibam recursos.
O projeto de lei da Campanha Ficha Limpa, quando entregue à Câmara dos Deputados, no dia 29 de setembro, foi subscrito por 33 parlamentaresOutros procuraram a iniciativa depois dessa data para também apoiar o projeto.
Conheça quem são esses parlamentares e acompanhe as notícias sobre a tramitação do PLP no Congresso Nacional no site do Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral: www.mcce.org.br
LISTA DE PARLAMENTARES QUE APOIAM O PROJETO
- Antonio Carlos Biscaia (PT-RJ) - dep.antoniocarlosbiscaia@camara.gov.br
- Arnaldo Jardim (PPS-SP) - dep.arnaldojardim@camara.gov.br
- Camilo Cola (PMDB-ES) - dap.camilocola@camara.gov.br
- Carlos Sampaio (PSDB-SP) - dep.carlossampaio@camara.gov.br
- Celso Maldaner (PMDB-SC) - dep.celsomaldaner@camara.gov.br
- Chico Alencar (PSOL-RJ) - dep.chicoalencar@camara.gov.br
- Domingos Dutra (PT-MA) - dep.domingosdutra@camara.gov.br
- DrRosinha (PT-PR) - dep.dr.rosinha@camara.gov.br
- Duarte Nogueira (PSDB-SP) - dep.duartenogueira@camara.gov.br
- Fátima Bezerra (PT-RN) - dep.fatimabezerra@camara.gov.br
- Felipe Maia (DEM-RN) - dep.felipemaia@camara.gov.br
- Fernando Chiarelli (PDT-SP) - dep.fernandochiarelli@camara.gov.br
- Fernando Coruja (PPS-SC) - dep.fernandocoruja@camara.gov.br
- Fernando Ferro (PT-PE) - dep.fernandoferro@camara.gov.br
- Hugo Leal (PSC-RJ) - dep.hugoleal@camara.gov.br
- Humberto Souto (PPS-MG) - dep.humbertosouto@camara.gov.br
- Índio da Costa (DEM-RJ) - dep.indiodacosta@camara.gov.br
- Ivan Valente (PSOL-SP) - dep.ivanvalente@camara.gov.br
- Jô Moraes (PCdoB-MG) - dep.jomoraes@camara.gov.br
- Lelo Coimbra (PMDB-ES) - dep.lelocoimbra@camara.gov.br
- Luiz Carlos Hauly (PSDB-PR) - dep.luizcarloshauly@camara.gov.br
- Luiz Couto (PT-PB) - dep.luizcouto@camara.gov.br
- Manato (PDT-ES) - dep.manato@camara.gov.br
- Marcelo Ortiz (PV-SP) - dep.marceloortiz@camara.gov.br
- Mendonça Prado (DEM-SE) - dep.mendoncaprado@camara.gov.br
- Miguel Martini (PHS-MG) - dep.miguelmartini@camara.gov.br
- Miro Teixeira (PDT-RJ) - dep.miroteixeira@camara.gov.br
- Odair Cunha (PT-MG) - dep.odaircunha@camara.gov.br
- Osmar Serraglio (PMDB-PR) - osmarserraglio@camara.gov.br
- Paulo Rubem Santiago (PDT-PE) - dep.paulorubemsantiago@camara.gov.br
- Rafael Guerra (PSDB-MG) - dep.rafaelguerra@camara.gov.br
- Rita Camata (PMDB-ES) - dep.ritacamata@camara.gov.br
- Rodovalho (DEM-DF) - dep.rodovalho@camara.gov.br
- Vieira da Cunha (PDT-RS) - dep.vieiradacunha@camara.gov.br
- Washington Luiz (PT-MA) - dep.washingtonluiz@camara.gov.br
- Zenaldo Coutinho (PSDB-PA) - dep.zenaldocoutinho@camara.gov.br