sexta-feira, 2 de abril de 2010

04:54:25



Pouco a pouco volto a cuidar do blog e trazer notícias do lado de cá.

Nada como uma semana de molho, aguardando o joelho cicatrizar de uma escoriação, para botar a casa em ordem. Explico. Sábado passado participei da primeira etapa da prova Claro 100k no trecho sul do Rodoanel. Marinheiro de primeira viagem, convidei alguns amigos para virem comigo e um por um todos desconversaram. Fui sozinho e lá entendi. Uma sensação de que estava na festa errada. Era uma prova competitiva entre atletas de muitas escuderias como Scott, Trek, Specialized, Kona, etc. A grande maioria com bicicletas speedy e alguns poucos, como eu, de mountain bike posicionado no último pelotão. Investi numa camel bag para me hidratar durante a prova pois sabia que o sol ia pegar. E nela misturei 1,5l de água com maltodrexina sabor açaí com guaraná. Goles dessa mistura durante a pedalada são rapidamente absorvidos pelo corpo como energia e ajudam a evitar a fadiga muscular. Quatro saquinhos de proteína em gel, três barrinhas de cereal sabor banana, um gatorade de tangerina, duas batatas cozidas embrulhadas no alumínio e a maltodrexina na mochila e tinha energia para pedalar até o Paraguai. Acho que terminei a prova mais pesado que na largada. ;)


A maioria na prova estava lá fazer a prova no menor tempo. Eu fui testar a minha resistência para um percurso mais longo e tentar fazer os 100k dentro do tempo limite de 5h00. O carro vassoura que recolheria os que estivessem abaixo do tempo era uma grande motivação para não parar de pedalar. Voltar cansado sim, voltar varrido nunca!


O Trecho Sul to Rodoanel tem uma paisagem linda e espero mesmo que, apesar do atraso desta obra, ela diminua o volume de caminhões na cidade, melhore o trânsito e todos se beneficiem com isso.




Em duas horas havia pedalado 50k e estava feliz. Descobri que os 50k finais são bem diferentes dos 50k iniciais ... Mas vinha bem até a altura do 85k. Depois de uma subida longa, exausto, decidi apoiar os dois cotovelos no guidão para começar uma longa descida. Nunca mais. Me desequilibrei e fui para o chão como um saco de batatas cansadas. Depois do susto dei uma geral e percebi que o estrago não tinha sido grande coisa. Um ralado no joelho, outro no cotovelo, a bicicleta ok, câmbio ok, freio ok, roda no lugar. E segui viagem devagar até a linha de chegada. Tempo oficial: 04h54m25s. Depois do beijo de chegada de uma Daia já preocupada com as ambulâncias que chegavam a toda hora fui direto para o ambulatório dar um trato nas feridas de guerra. Com uma sensação boa de ter dado conta dos 100k numa média de 20km/h.


Adorei o passeio e, definitivamente, competir e correr atrás do melhor tempo não é a minha praia. As fotos durante o percurso foram raras pois o foco era completar a prova. Mas a Daia estava lá. Do início ao fim como companheira, torcedora, fotógrafa e motorista.

Ah! O azulejo que aparece no começo desse post eu comprei em Den Haag (Holanda) anos atrás e esta entre a sala e a cozinha aqui de casa. Diz mais ou menos o seguinte: "Quem não comete erros, possivelmente não comete nada."

3 comentários:

Fernando J G Marinho disse...

Grande Zero!
Gostei muito de saber detalhes da sua aventura.Prossiga pedalando em todas as direções possíveis, mas tomando cuidado para não perder jamais o equilíbrio.
A propósito da frase que está no azulejo holandês : Em esperanto, há um ditado semelhante ."Nur tiu ne eraras,kiu neniam ion faras " (Somente não erra aquele que jamais faz algo.)

MET´S BIKERS disse...

AIIIIIII MANÉZÃO, VAI TIRANDO O MÃO DO GUIDÓN, QUANDO NÃO ESTOU GRITANDO, VEJA O QUE A CRIANÇA FAZ SOZINHA RSRSRSRSRSRSRSRSRS.
LEMBRE-SE QUE BIKE E GUIDÓN SEGURO, OU CARA NO CHÃO DA PRÓXIMA VEZ KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
ABS
ZELITO

José Bueno disse...

Grande Zelito!!!!
Pode esculhambar que a anta aqui mereceu ... foi um tombo ridículo mas podia ter me arrebentado se tivesse com mais velocidade.
Coincidencia ou não, estou agora escrevendo para uma loja em Buenos Aires para saber de preços de umas MTB. Lá é em mais barato e vou buscar uma nova magrela em junho. Sugestões?
Abração e até domingo!