segunda-feira, 30 de novembro de 2009

Tintim na Cozinha


No próximo dia 6, domingo, entre 10h e 18h reuniremos jovens e adultos na cozinha para o terceiro workshop do Tintim.

Tintim é um projeto que começou em outubro de 2008 a partir de conversas sobre educação. Foram dezenas de rodadas de diálogo sobre o "como aprendemos as coisas?" e "quais saberes são mesmo importantes para a vida?". O nome Tintim é uma tradução abrasileirada de Teen Team e também o som de algo sendo celebrado.

Depois de muita conversa no Hub e na Ekoa entre pessoas fantásticas temos pouquissimas respostas. Poucas, mas boas! Sem simplificar assunto tão fascinante e complexo, o processo da aprendizagem valiosa, aquela que fica para sempre, tem uma relação direta com um bom clima, um bom solo e cuidados . Assim como na natureza.

Chamamos de clima a atmosfera onde acontece a aprendizagem. Um clima de confiança, respeito às diferenças, liberdade de expressão, alegria, presença, cooperação e curiosidade potencializa o aprender.

Chamamos de solo as experiências vivas. Vivências que envolvem o olhar, o ouvir, o tocar, o cheirar e o saborear. Experiências "mão na massa" que incluem o prazer e o desconforto, gestos simples que fazem a diferença, a dança entre o caos e a ordem, incertezas e muita criatividade.

E chamamos de cuidado o convívio com uma rede de pessoas menos preocupadas em ensinar e mais ocupadas em conviver e fazer junto. Um rede de pessoas que gostam do que fazem e que tem alegria em dividir a experiência de vida. Pessoas curiosas e dedicadas que gostam de aprender e desfrutam deste processo.

Bom, quem quiser participar do Tintim na Cozinha é só preencher o formulário abaixo e clicar em submit.

Contamos com as confirmação das presenças até o dia 3.12, quinta-feira, para facilitar as compras dos alimentos.

Qualquer coisa é só perguntar, ok?

2 comentários:

Unknown disse...

Adoro ver o Tin Tin tomando cada vez mais forma, domingo estarei lá com o pessoal.

Beijo!

José Bueno disse...

Uau!!!!!

Esse Daniel que estará lá é o meu filho caçula. Esse pessoal que estará com ele é sua banda de choro, Descascando Cebola. Eles já arrasaram em encontros anteriores como o Feijão com Choro que tem uns posts aqui no blog.

Em primeiríssima mão aviso que vamos terminar o Tintim na Cozinha com chorinho de primeiríssima qualidade.

Fantástico!!!!

Bjo do pai.