terça-feira, 17 de novembro de 2009

TEDxSP.

O que o Brasil tem a oferecer ao mundo agora?

Teve alguma coisa de Rock in Rio neste evento. Fazia tempo que não sentia a emoção de ter participado de um encontro especial, inédito e mágico. No palco não tinha nenhuma banda de rock pela primeira vez no Brasil. Mas havia uma expectativa no ar desde o processo de seleção de platéia. Os interessados em participar do primeiro TEDxSP responderam, além das questões formais como nome, empresa, cargo e email, o seguinte formulário online:

Cite ao menos um site que nos ajude a entender você melhor :
(seu blog, o site da sua empresa, currículo, artigos ou pesquisas, vídeos, fotos suas ou tiradas por você, seu perfil no facebook, LinkedIn, twitter)
Na sua opinião, o que o Brasil tem a oferecer ao mundo agora?
E você, o que tem a oferecer ao mundo agora?
O que você espera ganhar ao participar do TEDx SP?
O que você tem a contribuir com a comunidade TEDx SP?
Se outra pessoa fosse descrever suas maiores conquistas em até 3 sentenças, o que ela falaria?
O que nós precisamos saber sobre você, que nós não perguntamos?


Fiquei feliz em ter sido selecionado para fazer parte da platéia. O credenciamento aconteceu no dia anterior no HUB. Em cada crachá vinha identificado o nome e a empresa. Como trabalho em vários lugares lá estava na identificação o meu nome seguido das redes onde atuo: Aikido Harmonia, Amana-Key, Palas Athena, Tintim, Ação Harmonia Brasil. E ainda faltou espaço para incluir o SESC, a SOL Brasil e o Aiki Extensions Inc. O que era uma angústia no passado, quase me convenceram que eu era um cara disperso e sem foco, hoje é absolutamente confortável.

No palco, no lugar de guitarras, baterias, teclados e pirotecnia tinha apenas um piano de cauda que foi tocado no começo e no fim do evento por dois pernambucanos, o Vitor Araújo e o Rannieri Oliveira. Durante todo o sábado, uma sequencia fantástica de palestras curtas de 15 minutos, tempo suficiente para se emocionar com histórias e experiências de brasileiros que estão inventando e fazendo a diferença em vários campos de conhecimento. E cada deu a sua visão pessoal do que o Brasil tem a oferecer ao mundo. De Regina Casé a Fabio Barboza. Como Mestre de Cerimônias, Helder Araujo, um jovem com menos de 30 anos que, inspirado pela participação no TED na Califórnia, mobilizou uma incrivel equipe para fazer acontecer o primeiro TED na America Latina. Impecável e respeitosa produção que contou com o apoio do Banco Santander e da Oi.

Se quiser saber mais do evento acesse o site oficial: http://www.tedxsaopaulo.com.br/



Saí de lá orgulhoso de ser brasileiro e estar vivo neste momento da história do mundo. O quadro geral parece ser composto por enormes desafios pela frente, complexidade, modelos econômicos, sociais, políticos, educacionais questionados em todo mundo e em cada mesa de bar, dúvidas e incertezas, desigualdade e violência por todo lado, riscos ambientais irreversíveis e uma pobreza generalizada de valores. O mundo está do jeitinho que o pessimista gosta para dizer que não dá mesmo.

Mas do outro lado tem coisas acontencendo e o TEDxSP juntou uma boa parte destas coisas no Teatro da Moóca. Parte delas estava no palco e outra parte certamente na platéia. E outros muitos mais que não estavam lá. Existem pessoas fantásticas espalhadas por aí e quando elas se reunem o resultado é mágico. O tal mundo melhor está tomando uma cara. Tem muita gente criando, muitos brasileiros motivados em achar soluções novas para os velhos problemas. Tem gente de coração bom, pensando grande, para o bem de todos e gerando resultados extraordinários. E tem alguma coisa do brasileiro que dá cada vez mais para sentir. Um misto de criatividade com inocência, de fertilidade com talento para misturar coisas, de alegria e otimismo, de batucada e esperança. E o melhor de tudo, está dando certo. Sinto que tem muita gente pelo mundo olhando para esse nosso jeito de ser e criar.

E a pergunta fica no ar: o que o Brasil tem a oferecer ao mundo agora?

8 comentários:

Anônimo disse...

Bonito teu texto.
Consegui entrar no clima de como foi estar presente nesse evento.
Só não entendi uma coisa de Regina Cazé a Fabio Barboza. Dois pólos de valores diferentes? É isso?

José Bueno disse...

Ao contrário Anônimo!
São dois brasileiros bem diferentes, ela atriz, ele presidente de banco, mas unidos por algo invisível. Talvez pelo desejo de inovar, na confiança no brasileiro, no otimismo e vocação educadora.

O nome TED vem de Technology, Entertainment and Design e era foi o charme do encontro. Diversidade integrada pelo compromisso em criar um mundo radicalmente melhor.

Poderia ter escrito de Flavio Deslandes à Dona Adozinda mas ninguém entenderia. Ele inventou uma bicicleta linda feita de bambú e ela uma professora encantadora com 92 anos de idade, ovacionada pelo amor que tem por ser professora. Uma inspiração!

Unknown disse...

Estive com o Eduardo do Galpão sábado à noite. Ele tinha vindo de BH para esse encontro e voltava em seguida.
Tem uma revolução surda e de várias frentes se formando.
beijos
marinhos

Rodrigo disse...

Fala Sensei!
Foi um arraso mesmo, não?
E foi melhor ainda dividir esse momento com a galera que encontrei lá (vc incluso). O envento ficou maior na minha mente, nos dias subsequentes, como se o cérebro fosse, aos poucos, processando a porrada de informação com a qual fomos bombardeados.
Espero os próximos!
No meu blog, minhas considerações:
http://tapete.tumblr.com/


abração!

José Bueno disse...

Oi Noemi (minha irmã querida!!!!)
Oi Rodrigo

A sensação de revolução é cada vez mais clara. Uma grande mudança em tudo quanto é canto movida por um punhadinho de gente aqui, outro ali e tudo acontecendo ao mesmo tempo. Muita coisa tida como segura e certa vai derreter feito gelo e dar lugar às coisas que estão surgindo no quintal ao lado. As duas palavras quem mais vamos ouvir nos próximos anos são OBSOLÊNCIA e INOVAÇÃO!

Unknown disse...

Graaaaaaande Zé!
Só hoje visitei o seu blog e confesso que sou mais familiarizada com essa midia que com Facebook ou Twitter que acho meio estressantes!
Muitas atividades legais que vc vem desenvolvendo, que lindo!
Vou passar mais vezes por aqui, pra trocar ideias, e quem sabe um rolê de bicicleta em SP, tenho uma magrela lá no apartamento, mas ainda não consegui me organizar para usá-la, mas vou.
bjs

José Bueno disse...

Oi Teresa
Também circulo pelo Facebook e pelo Twitter e estou aos poucos entendendo a energia de cada uma dessas ferramentas. Aqui no blog, vc já viu, esparramo minhas reflexões, minhas andanças e interesses. E confesso que gosto da velocidade do Facebook e do Twitter para acompanhar as coisas que me interessam. Logo vem aí o Google Wave e vai tudo mudar de novo.

Depois que encarei a subida da Rebouças algumas vezes, está cada vez mais gostoso pedalar em Sao Paulo.

Anote ai: Bicicletada no dia 27, sexta, com concentração às 18h e largada às 20h na Praça do Ciclista, Paulista com Consolação.

Eu vou!

Fernando J G Marinho disse...

Oi, Sensei! Nem sei mais o que ia comentar sobre os seus textos.Por favor, não pare. Vá em frente.Só não posso deixar de recomendar que faça uma visitinha ao blog www.esperantoforadatoca.blogspot.com para colher informações sobre o Concurso Cultural " O que é ser maneiro pra você?", instituido pelo talentoso publicitário Guilherme Bandeira.Ande logo! Não precisa voltar a andar de carro: vá correndo, via internet!
Beijão do tio que tanto se orgulha
dessa parentada de idealistas realizadores!
Fernando J G Marinho