quinta-feira, 27 de agosto de 2009

O pincel e a espada - um só caminho



Ontem à noite comecei novo projeto Bun Bu Ryo Do - Aikido e Sumi-e - na Palas Athena. Entre os presentes inúmeras sincronicidades e aquela sensação boa de estar no lugar certo com as pessoas certas. Outras pessoas se juntarão ao grupo na próxima semana para a decolagem sobre papéis e tatames.

De Recife recebi o texto abaixo enviado por Wilson Tenório, amigo e aluno, que enriquece a compreensão sobre o significado da aproximação do pincel e da espada. Aprecie.

Por longos tempos os samurais viveram em guerra. Tempo suficiente para embrutecê-los, tornando-se homens rudes e cruéis. A partir do século XIV passaram a se dedicar a atividades culturais, conforme as novas regras estabelecidas pelo shogunato Tokugawa que agregou muitos conceitos do confucionismo. Muitos inspiravam-se em um antigo ditado que dizia: “Bun Bu Ryo Do” [文武両道 - literatura e arte marcial em sintonia]. O samurai Taira Tadanori [平忠度], fato presente conto Heike Monogatari [平家物語] foi um dos que seguiu esse mandamento e ficou famoso também pelo seu talento com as palavras. Outro samurai bastante conhecido, se não o mais importante de todos, o Miyamoto Mushashi faz referências sobre a pintura e a espada convergindo os movimentos evidentes em ambas as artes em seu livro “os cinco anéis”.

2 comentários:

Cris Tarcia disse...

Posso adicionar o seu blog, na minha lista de blogs lidos no meu. E posso fazer parte dos seguidores do seu?
Cris

José Bueno disse...

Olá Cris
Claro que sim.
Abs