segunda-feira, 17 de agosto de 2009

Aikido e Sumi-e no SESC




Em 2007 uma coordenadora de eventos do SESC - Satie Watanabe - visitou a exposição "Aikido - Harmonia em Ação" no Centro da Cultura Judaica e tomou contato com a dimensão socio-educativa do Aikido. Eram fotos e vídeos que mostravam o Aikido como forte aliado na construção de uma cultura de harmonia e convivência pacífica junto a públicos e ambientes diversos: com lideranças em empresas, com crianças e jovens em comunidades da periferia de São Paulo, com israelenses e árabes em ambientes marcados por conflitos étnicos, religiosos e políticos e com cidadãos comuns em praças e parques celebrando a utopia da harmonia.

Meses mais tarde, Satie me convidou para oferecer um programa de Aikido para os usuários do Sesc durante o SESC VERÃO 2008. Foram dois meses de treinos regulares com cerca de 30 alunos matriculados e o início de uma parceria fantástica. Novas oficinas foram criadas nas unidades Santana, Pinheiros, Av. Paulista, Itaquera e Pompéia. Participamos do Dia do Desafio e do Projeto Igual e Diferente. No SESC VERÃO 2009, baseado na teoria das múltiplas inteligências de Howard Gardner criamos, o AIKI CORE onde oficinas de Aikido se misturaram a oficinas de fotografia, poesia e desenho num exercício de sensibilidade e exploração.


No último final de semana conduzi uma nova oficina no Sesc Pompéia no projeto Ateliê Corpo-Arte. A idéia central é aproximar uma atividade física de uma atividade artistica. Inspirado no conceito Bun Bu Ryo Do ofereci uma rápida experiência dos princípios do Aikido e do Sumi-e. Um convite para acordar o guerreiro e o artista que todos somos. Foram seis horas de convívio divididos entre o uso da espada e o uso de pinceis, tintas e papéis. Agradeço a cada um dos alunos e, claro, toda turma do SESC que deu apoio para tudo acontecer.









Fotos: Daia Mistieri

Um comentário:

Cris Tarcia disse...

Que pintura linda! Gostaria de aprender, aqui em BH tem? Um grande abraço
Cris