terça-feira, 1 de dezembro de 2009

Ciclocidade, bicicletada e maratona

Deve ser algum trígono poderoso entre Mercúrio, Júpiter e Marte ...

Na sexta feira participei da fundação da Ciclocidade, uma associação de ciclistas urbanos em São Paulo. Daqui para frente não seremos apenas ciclistas, apaixonados ou ativistas por um cidade mais limpa e com menos carros. A representatividade de uma associação organizada de modo formal foi um passo importante. Me senti orgulhoso em estar lá aprovando a ata de fundação como um dos 100 sócio-fundadores presentes. Esperando o que? Associe-se também: www.ciclocidade.com.br




by Mathias

Mais fotos de Edugreen @ Flickr: http://www.flickr.com/photos/edugreen/sets/72157622880465680/show/with/4135512685/

Na sexta me juntei ao grupo que faz Bicicletada, ou movimento Massa Crítica, como quiser. Cheguei na Praça do ciclista onde é feita a largada na companhia dos meus bike-padrinhos: o João Paulo e a Evelyn, duas figuras adoráveis que fizeram este ano a travessia Berlin-Copenhagem na pedalada. 800 km em 10 dias. Já começa a me dar vontade de pensar num roteiro para fazer no ano que vem. Por hora é pedalar muito e conhecer os roteiros aqui no Brasil e na Europa. JP, Evelyn e eu pedalamos juntos de Pinheiros até a esquina da av. Paulista com a rua da Consolação. Exatamente na hora da largada caiu um temporal e aguardamos parar a chuva para largar. Umas 200 pessoas talvez. O ponto alto foi cerca de uma hora depois: a invasão do Shopping Vila Olimpia, recentemente inaugurado com centenas de vagas para carros e ... sem bicicletário. De repente, estavamos todos no estacionamento vazio do shopping cercados de seguranças que se perguntavam: quem é o responsável por esta zona? A resposta era fácil: aquele ali de bicicleta. Logo fomos embora sem tirar nenhum pedaço e com uma sensação de missão cumprida. Valeu a noite.







No domingo, provocado pelo Pablo sai de casa de manhã para pedalar com o grupo que todo domingo se encontra na FNAC. Choveu muito pela manhã e ainda garoava quando sai de casa. Mas às 9h30 o clima tava perfeito e lá fui eu. Sem o Pablo. Durante o trajeto que durou 42km (nunca havia imaginado pedalar tanto...) entendi o slogan estampado nas camisetas amarelas desta tribo: vai quem quer, volta quem pode! Yes, I can!!!!! Na segunda eu tava moído e até o maxilar doía. Mas hoje é terça e está tudo bem. Especialmente as costas e a bunda.

11 comentários:

Unknown disse...

E nós hoje finalmente assinamos o estatuto do Instituto Convivium Slow Food São Paulo!!! Ô trânsito bom...

José Bueno disse...

Quero saber mais!
Especialmente porque entre as muitas correntes (!) de ciclistas tem o movimento Slow Bike, ou seja, defendem o pedalar sem suar, sem pressa de chegar, apreciando as paisagens e o caminho. Que tal?

Unknown disse...

...o paladar e o pedalar?

José Bueno disse...

Nossa!!!!
Deu um estalo aqui na minha cabeça. Amei.

JP Amaral disse...

Grande Bueno! Fico muito feliz de ser seu bike-padrinho para a Bicicletada (e quem sabe para a sua primeira cicloviagem!?!).
Considerando que não tinhamos nem tema, achei essa Bicicletada uma das melhores que já fui, mas de fato não pode perder as temáticas (ex: Bicicletada Junina).
Só para avisá-lo, em Dezembro rola Bicicletada toda Sexta-feira, mesmo local e horário.
Um abraço,

JP

José Bueno disse...

Fala Dindo!!!

Tenho pensado bastante em vc como piloto do próximo Tintim. A experiência na cozinha foi um arraso e logo vou postar como foi por aqui. Quero convidá-lo para conduzir um grupo de jovens e adultos pela Ciclovia da Marginal Pinheiros assim que ela for inaugurada. Que tal? Coisa para fazer nas férias de verão, se possível um domingo de janeiro que não seja o 30 pois estarei na Amazônia. Se sim, vamos conversar a respeito do Tintim e da pegada deste projeto.

Nesta sexta vou para o Rio e não consigo acompanhar a Bicicletada, quem sabe no 18.01.

Grande abraço.

Helene disse...

Coisas do nosso mundo pequeno, redondo e maravilhoso! Muito legal vocês terem se conhecido, Bueno e JP. Bueno, quem sabe vc não apadrinha o JP no Aikido? abraço carinhoso, Helene

José Bueno disse...

Bem-vinda Helene!!!!

Posso dizer que ele já aceitou meu convite para conhecer nosso Dojo. Afinal somos quase vizinhos de porta. Eu na Cariris, ele na Diogo Moreira. Espirito de harmonia não é exclusivo de aikidoka. JP é aikibiker! Ou será um baikidoka? hehehe

Dia 17.12 teremos Bonenkai Harmonia começando às 20h. Confraternização de fim de ano aberta aos alunos, familiares e amigos. O valor sugerido como contribuição para os comes e bebes é de R$ 15 por pessoa.

Espero vê-los todos por lá, digo, Helene, Panhan, JP, Evelyn, Noemi, e quem mais quiser chegar. É só dizer: quero ir!

Bjs

José Bueno disse...

Noemi

Estava aqui pensando que o "Tintim na Bicicleta" poderia bem terminar com uma refeição restauradora por uma Chef.

Idéias ou sugestões para receber ciclistas com fome depois de uma longa pedalada pela Marginal???

Resumindo e ampliando - como diria o bom Adolpho Weiss - vc aceitaria o convite para cozinhar para uma galera com a ajuda nas panelas da turma da retaguarda?

Bjo do teu irmão

JP Amaral disse...

Quero ir! rsrs. Bom, já confirmei minha presença no dia 17/12. Com certeza vou aceitá-lo como padrinho do Aikido!
E sobre o passeio na Marginal, também estou dentro. Posso encontrar reforços para a segurança.
Um abraço,

JP

José Bueno disse...

Oba!!!
To sentindo que o Dojo vai precisar de um bicicletário urgente! Preciso pensar como pendurar todas as bikes que vão chegar por lá em 2010.

E vamos pensar num desenho para o Tintim na Bicicleta. Ou usar a idéia do Pedalar com Paladar ... hmmm. Camisetas talvez ... hmmm

Abração