quarta-feira, 22 de abril de 2009

tolerância

Começa hoje no SESC Pinheiros um colóquio internacional sobre tolerância, direitos humanos, diversidade e paz.
Vai até domingo 26 e a programação completa esta aqui http://tinyurl.com/cdpcjz
Vou na quinta de tarde para conferir:
16h às 18h30
Mesa Redonda: Diferentes abordagens para uma cultura da
paz
A escola, a diversidade de saberes e a cultura da paz
Darlinda Moreira (Educadora – Portugal)
Direitos humanos e a crise do estado liberal representativo. O caso do Rio de
Janeiro
Francisco Carlos Teixeira da Silva (Historiador – Brasil)
Diversidade e Convivência na Cidade
Jorge Wilheim (Urbanista – Brasil)
Violência, Democracia e Confiança nas instituições
Sérgio Adorno (Sociólogo – Brasil)
Mediador: Renato da Silva Queiroz (LEI/USP)


Um comentário:

José Bueno disse...

A melhor coisa deste colóquio foi a participação do arquiteto e urbanista Jorge Wilheim. Algo mais ou menos assim: "Não temos que tirar as crianças da rua. É na rua que as crianças aprendem uma porção de coisas. Temos que voltar a fazer das ruas um lugar de aprendizagem e troca de experiencias."
Eu passei minha infância brincando e aprendendo na rua Raimundo Correa em Copacabana. Futebol com a turma da rua e das ruas vizinhas, conversas, bicicleta entre os carros e pedestres, tombos, adorava ser ladrão na brincadeira polícia e ladrão (ninguem me pegava), minha primeira paixão era a filha do seu João, porteiro do prédio da frente e meu melhor amigo era o herdeiro do empresa que fazia a cachaça Praianinha e o Conhaque São João da Barra. Hoje eu entendo por que eu amo a rua que eu moro e a rua dos Cariris. A vida tá na rua e eu ainda estou lá.