sexta-feira, 20 de agosto de 2010

Pinceladas e pedaladas

Cheguei na sexta feira com minha bicicleta empacotada para um fim de semana de pintura e pedaladas. Suely e Fernando, os organizadores do workshop, estavam no aeroporto e fomos direto almoçar no Restaurante Daissen na Comunidade Zen Budista de Florianópolis. De tarde fui acompanhado por Juliana e Monge Gensho pelo centro da cidade onde aprendi um pouco da cidade. De lá caminhei até o mirante da ilha onde fiz minha primeira foto. Era meio da tarde e o sol insistia em aparecer junto à ponte antiga que ligava a ilha ao continente. Alguns já devem saber que adoro pontes!


Arrumamos a sala de meditação do Centro Zen Budista e logo chegaram os participantes da oficina. Não muitos, oito. Para um primeiro evento achei ótimo. Poucos conhecem o Sumi-e e muitos fogem quando o tema é desenhar, pintar, criar. Logo começamos a nos apresentar e sugeri um formato diferente para esse momento. Ouvir o nome, a profissão e a idade não me diz muito para um primeiro contato. Gosto de ouvir alguma coisa curiosa, um momento importante vivido pela pessoa, algo especial. Vejo a minha vida como um riacho. E somos todos um riacho. Cada um fazendo o seu curso, alguns velozes, outros largos, outros rasos e todos cheios de nutrientes e vida em suas águas. E partindo dessa provocação - o que você me contaria do seu rio? – comecei a saber melhor quem estava por lá.

Suely e Fernando, os anfitriões

Foi um momento breve para nos conhecermos e poder apresentar a proposta da oficina. Em seguida Suely e Fernando me levaram para a Casa de Retiro Vila Fátima onde ficaria hospedado. Era tarde e tinha fome. Só havia biscoitos e café no final do corredor de cada andar. Normalmente a Casa está sempre ocupada com religiosos ou não em retiros. Mas nesta noite só haviam 6 quartos ocupados e o pior. Todos já tinha jantado. Uma senhora percebeu meu vaguear pelos corredores e perguntou se estava tudo bem. Eu devia estar com cara de esfomeado! Ela me encontrou e disse que logo haveria uma comidinha na cozinha. Ao chegar no refeitório a surpresa: sopa de aipim com pãezinhos integrais.

Na manhã de sábado me dei conta do lugar onder estava. A vista maravilhosa da Praia da Armação foi a primeira imagem do dia. Meu quarto escolhido a dedo ficava acima do mirante do Morro das Pedras!
Depois de tomar café e vislumbrar a vista do Morro das Pedras fui com meus anfitriões para a Comunidade Zen Budista de Florianópolis onde o workshop aconteceu. No mesmo lugar há o Restaurante Daissen tocado pela Bia que nos preparou o almoço no intervalo. Melhor que contar como foi este encontro é ver as imagens maravilhosas que Michel Seikan produziu quando não estava pintando. Vale a pena conferir o olhar dele.

http://picasaweb.google.com.br/zenbudhismo/SumiEAikido?feat=directlink

No domingo foi dia de pedalar pelo sul da ilha. Armação, Pantano do Sul, Lagoa do Peri, Ribeirão da Ilha, com direito a pausa para comer ostras frescas na beira-mar. Abaixo estão algumas umas imagens do passeio pela ilha. Inesquecível! Um imenso agradecimento a todos que fizeram parte do desfrute destes dias em Florianópolis.









quarta-feira, 11 de agosto de 2010

Sumi-e em Floripa

Depois de algumas trocas de email e conversas via google talk com Suely Carrião, estou fazendo as malas para levar o workshop de Sumi-e para Florianópolis no próximo final de semana. Acontecerá na Comunidade Zen Budista nos dias 13 e 14 de Agosto. Agradeço também por aqui o empenho de todos na produção deste evento e o carinho com que tenho sido tratado por todos.

Como a volta esta marcada para a tarde de domingo, espero poder pedalar um pouco pela ilha com minha bicicleta e almoçar com antigos amigos que vivem em Florianópolis.



Networking Saudável

No dia 26.08, minha amiga Rita da Semente Una vai oferecer a sexta edição de um encontro criado para reunir pessoas em torno da pergunta: como se realizar e nutrir o senso de propósito maior no trabalho, em equilíbrio com a sustentablidade financeira, social, ambiental?

Vai acontecer no Hub, rua Bela Cintra, das 19h às 22h.

Segundo ela, estes encontros têm atraído pessoas muito interessantes e inspiradoras, cansadas de blablabla, realmente afim de dar esse passo. Para ter uma idéia de quem estará lá, visite a Rede NOVOLHAR -www.NOVOLHAR.ning.com e para conhecer melhor essa iniciativa, veja o vídeo abaixo que foi produzido e editado pela Eliza Capai.
Pra se inscrever nesse evento, preencha esta ficha, cujos dados fazem parte do próprio encontro de Networking:http://spreadsheets.google.com/viewform?hl=en&formkey=dDRUcDk4Tm1fdWVNbjRMeTBNX2JqYkE6MQ#gid=0.

segunda-feira, 9 de agosto de 2010

"A arte existe por que a vida não basta" Ferreira Gullar

Artistas e Guerreiros

Nas últimas semanas tenho conduzido algumas oficinas onde ofereço uma iniciação aos princípios do Sumi-e e do Aikido. O que me interessa nestes encontros não é ensinar Sumi-e e tão pouco o Aikido em algumas horas. Me interessa tratar da conexão entre estas artes por meio daquilo que elas tem em comum. Ambas são caminhos de harmonia e desenvolvimento. São experiências que pedem do aprendiz o exercício da atenção, da presença, da sensibilidade e da decisão. Seja usando os pincéis ou trabalhando o corpo em movimento durante a prática do Aikido, todos os sentidos devem estar ligados e isso por si é um maravilhoso exercício meditativo. Deixar o passado e o futuro de lado para viver uma experiência de ação no aqui e no agora. É difícil mas é bom. E ao final desses encontros vivenciais feitos de gestos simples e pequenas descobertas ficamos com uma sensação gostosa de ter feito uma coisa muito importante.

Que coisa é essa???

Abaixo algumas imagens da oficina "O guerreiro e o artista" na Escola de Inverno do Hub e no Dojo Kaizen em Piracicaba.


Veja mais fotos como esta em Hub Escola de Inverno




Diálogos sobre Julgamento e Rótulo

Aconteceu nos dias 24 e 31 de Julho na Palas Athena.

A psicoterapeuta Maria Fernanda Dias e eu conduzimos duas sessões de conversas sobre os presentes que julgamentos e rótulos ocultam. Foram tardes deliciosas de descobertas, risadas, pequenas histórias e alguns exercícios para perceber o mundo com um olhar mais generoso, não-violento e simples. O grande presente para mim foi a construção coletiva de um ambiente rico para conversar e aprender sobre coisas que importam.

quarta-feira, 4 de agosto de 2010

Brasil 2010

Esse é o nome do álbum que acabei de receber da Julia, namorada do Danilo, com fotos deliciosas onde aparece a grande e complexa família Barcellos Bueno. Tem fotos maravilhosas e senti muitas saudades da minha nora e dos seus pais, Peter e Lisa.